Fluxo de Caixa | Instrumento para avaliação do potencial da empresa

O Fluxo de Caixa, que era entendido como ferramenta auxiliar na gestão financeira das empresas, tornou-se, com a Lei das S.A., uma obrigação. Porque a transparência dos balanços não é mais vista como um capricho interno, do gestor hábil e determinado a crescer. Tornou-se uma demonstração de respeito também ao público externo, ao mercado global. E passou a seguir as determinações legais de convergência às normas internacionais.

Por isso, as informações contábeis precisam ser exatas e de fácil leitura para não confundir investidores e a movimentação nas bolsas, que se pautam pelos números de todas as empresas, seja ela de capital aberto ou fechado, grande, pequena ou média, do setor A ou B, com potencial de crescimento ou recrudescimento.

O Fluxo de Caixa, nesse sentido, funciona como um dos principais instrumentos para avaliação do potencial da empresa, de sua capacidade de gerar recursos. Serve ainda de orientação ao investidor, seja o banco, ao abrir nova linha de crédito, seja o acionista, interessado em alavancar novos negócios.

Trata-se de um instrumento contábil construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, que permitem a visualização de todas as entradas e saídas de recursos financeiros, distribuídos numa linha de tempo futuro.

No que diz respeito à gestão, por meio do Fluxo de Caixa, é possível avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos ou promoções de vendas para melhorar o negócio.

De acordo com a Resolução CFC 1.296/2010, as empresas devem elaborar, portanto, demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos da norma e apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada período.

Definições sobre o que deve constar no demonstrativo

Caixa: compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

Equivalentes de caixa: são aplicações financeira­s de curto prazo, de alta liquidez, prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Fluxos de caixa: são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

Atividades operacionais: são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento.

Atividades de investimento: são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

Atividades de financiamento: são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.

Últimas Publicações

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestõe.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blog.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos fina.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024continue lendo)

  • DIRPF 2023 | Extinção ficou para 2025

    A Receita Federal decidiu prorrogar para 2025 o prazo para extinção da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – Dirf.  A partir do próximo ano.. (continue lendo)

  • Declaração de Imposto sobre a Renda | Você já ouviu falar em malha fina?

    Quando você ouve falar em malha fina, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Se você for profissional da área tributária, cetamente pensará em super computadores.

    Nessa época da entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda ouve-se muito falar em malha fina... (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb