Como consultar se meu Auxílio-doença foi aprovado?

Para ter direito a qualquer benefício junto ao INSS é necessário cumprir alguns requisitos que são previstos em lei. Para a solicitação do auxílio-doença, não há diferença, contudo quando o trabalhador dá entrada na sua solicitação acaba se perguntando como saber se o benefício foi ou não aprovado? Bom, vamos explicar como você pode conferir essa situação.

Auxílio-doença
Auxílio doença é um benefício previdenciário concedidos nos casos em que o segurado se torna incapacitado para o trabalho.

Esta incapacidade pode decorrer de um acidente ou mesmo de uma doença.

Trata-se de um período no qual o trabalhador não possui condições de exercer o seu trabalho.

Esta doença ou acidente pode ser relacionado ao trabalho ou não, ou seja, em ambos os casos gera o direito ao benefício.

Para receber o benefício, além de preencher esta condição de incapacidade o trabalhador precisa ser segurado do INSS e preencher a carência mínima de 12 contribuições mensais.

São dispensados de cumprir o período de carência aqueles que sofrem das doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, os que sofreram doenças profissionais e acidentes de trabalho e os que sofreram acidentes de qualquer natureza ou causa.

Como consultar se o benefício foi aprovado?
Para consultar se o seu auxílio-doença foi aprovado é muito simples, para isto basta acessar a plataforma Meu INSS, é possível acessar por celulares Android e iOS baixando o aplicativo também intitulado Meu INSS como também o site clicando aqui.

Confira o passo a passo para consultar:

O primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS
Caso você já tenha uma senha de acesso basta clicar no botão “Entrar” e acessar todas as informações do seu benefício.
Contudo, caso você não possua essa cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”.
O processo para cadastro é simples, basta seguir os passos solicitados e confirmar as informações solicitadas. Para concluir o preenchimento é necessário ter em mãos o seu CPF e sua Carteira de Trabalho.

Após acessar a plataforma, será possível verificar algumas coisas em destaque, role então a página para baixo até encontrar a opção “Resultado de benefício por incapacidade” e clique neste botão. Selecionando essa opção será possível verificar o número, tipo de benefício e a situação da sua solicitação.

Também é possível fazer o download da informação em PDF, com esse documento você encontrará todas as informações como nome, NIT, número de requerimento, endereço e demais informações.

Haverá uma parte informando “Decisão” nela, você encontrará duas opções “Deferimento do pedido” ou ainda “Indeferimento do pedido”. Caso você receba a notificação de Deferimento do pedido o seu benefício foi aceito. Já para o caso de “Indeferimento do pedido” isso significa que o seu pedido foi negado, contudo é possível recorrer dessa decisão, mas para isso o ideal é que você consulte um profissional da área previdenciária.

Fonte: Jornal Contábil | 25/11/2020

Últimas Publicações

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb