Tarifa zero depende de avaliação fiscal de estados, diz Jader Filho

O governo federal avalia alternativas para tornar o transporte público mais acessível, mas a gratuidade total das tarifas, defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode não ser a solução, de acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho.

 

O chefe da pasta defendeu que a modicidade das passagens, ou seja, a garantia de preços justos e acessíveis à população, só pode ser alcançada “a partir de uma avaliação individual de cada estado e município do Brasil”.

“Primeiro, precisamos entender qual é a situação fiscal e financeira dos municípios e estados para fazer uma análise caso a caso. Depois, discutir a modicidade da tarifa e a participação de cada ente federativo para que o custo caiba no bolso do trabalhador”, disse nesta terça-feira (21/10), em participação no programa "Bom Dia, Ministro", da EBC.

Em entrevista recente ao jornal O Globo, Jader Filho disse ter “dúvidas se tarifa zero seria o caminho correto”. À EBC, ele ressaltou que, caso a solução seja a gratuidade total, é necessário discutir “a qualidade do serviço oferecido aos usuários, que atualmente não atende ao padrão desejado”.
 

Jader Filho também destacou a importância de renovar a frota de ônibus. “Tem cidade no Brasil em que a média da frota circulante ultrapassa 10 anos, chegando a 14 ou 16 anos em alguns casos. Isso é inseguro e pode gerar acidentes graves. Precisamos discutir investimentos para modernizar os ônibus e melhorar a qualidade do transporte público”, afirmou.

O ministro acrescentou que, “independentemente de ser tarifa zero ou outra solução, é fundamental que estados e municípios participem da discussão, definindo responsabilidades e garantindo recursos para que a tarifa seja justa e o transporte de qualidade”.

Fonte: Correio Braziliense

Últimas Publicações

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalizaç&.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela .. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. continue lendo)

  • Retrospectiva Estratégica | O Checklist de Outubro para o Seu Negócio


    Outubro chegou e, com ele, a oportunidade de ouro para olhar para trás, aprender com 2025 e preparar o terreno para um 2026 de sucesso. Não espere janeiro para pensar no futuro; comece agora a analisar seu desempenho!

    Fazer essa Retrospectiva Estratégica não é punição, é clar.. (continue lendo)

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb