OPEP+ aprova aumento da produção de petróleo para outubro

Oito integrantes da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) aprovaram aumento de 137 mil barris diários na produção de petróleo a partir de outubro. A decisão foi tomada no domingo (7.set.2025), durante reunião online do grupo liderado pela Arábia Saudita, que busca recuperar participação no mercado global.

O valor representa, no entanto, redução significativa no ritmo de crescimento da produção ante aos meses anteriores. Em setembro e agosto, o grupo havia elevado a produção em cerca de 555 mil barris por dia, enquanto em julho e junho o acréscimo foi de 411 mil barris diários

A medida marca o início da reversão do 2º pacote de cortes de aproximadamente 1,65 milhão de barris diários, mais de 1 ano antes do cronograma previsto. O grupo já havia revertido completamente o 1º pacote de cortes de 2,5 milhões de barris por dia desde abril, equivalente a cerca de 2,4% da demanda global.

A próxima reunião do grupo está agendada para 5 de outubro.

A decisão surpreendeu analistas, uma vez que a OPEP+ optou por elevar a oferta mesmo diante da perspectiva de enfraquecimento da demanda global, principalmente no 4º trimestre do ano.

No início de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), pressionou o grupo a aumentar a produção como parte de sua promessa eleitoral de reduzir os preços domésticos da gasolina.

Os incrementos na produção resultaram em uma queda de aproximadamente 15% nos preços do petróleo em 2025. Essa redução diminuiu os lucros das companhias petrolíferas aos níveis mais baixos desde a pandemia e provocou dezenas de milhares de demissões no setor.

Apesar do aumento da produção, os preços do petróleo permanecem em torno de US$ 65 por barril, sustentados pelas sanções ocidentais contra a Rússia e o Irã. Isso tem encorajado a OPEP+ a manter a elevação.

“Os barris podem ser poucos, mas a mensagem é grande”, afirmou Jorge Leon, analista da Rystad e ex-funcionário da OPEP à Reuters. “O aumento tem menos a ver com volumes e mais com sinalização –a OPEP+ está priorizando participação de mercado mesmo que isso arrisque preços mais baixos“.

Fonte: poder360

Últimas Publicações

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, I.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a parti.. (continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb