Governo envia comitiva à Europa para fortalecer relações comerciais​

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará uma comitiva a 3 países europeus — Portugal, Polônia e Bélgica — de 23 a 30 de abril, para fortalecer as relações comerciais e avançar nas negociações do acordo UE-Mercosul.​ A visita se dá no contexto das tarifas sobre as importações estrangeiras aplicadas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano), nos EUA. A delegação será liderada por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e incluirá representantes do Ministério das Relações Exteriores, além de empresários dos setores de proteína animal e agricultura familiar.

Os encontros serão em Lisboa (Portugal), Varsóvia (Polônia) e Bruxelas (Bélgica), onde fica a sede da UE (União Europeia), e contarão com a participação de representantes dos Secoms (Setores de Promoção Comercial e Investimentos), dos Sectecs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) e adidos agrícolas.​ Eis a íntegra da nota da Apex (PDF – 494 kB).

Jorge Viana destacou a importância da missão, afirmando que o governo Lula desempenhou papel decisivo na conclusão das negociações do acordo UE-Mercosul, anunciada em dezembro de 2024.

“Com a conclusão do acordo, criaremos o maior bloco econômico do mundo, com mais de 700 milhões de pessoas. O acordo estimula a economia verde e a transição energética“, declarou.

O acordo prevê a redução de tarifas e a facilitação de investimentos, potencializando o comércio bilateral entre o Mercosul e a UE. Juntos, os blocos representam cerca de 718 milhões de pessoas e um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões. Para entrar em vigor, o tratado ainda precisa ser aprovado pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu, mas enfrenta resistências.

O encontro entre a comitiva brasileira e os europeus se dá após o anúncio das chamadas “tarifas recíprocas”, feito por Trump em 2 de abril. Ao Brasil, o presidente dos EUA anunciou uma sobretaxa de 10%, o patamar mais baixo entre os produtos de 185 países. Já a União Europeia recebeu uma taxação de 20%. Porém, Trump suspendeu por 90 dias as aplicações de tarifas acima de 10% sobre as importações estrangeiras e concedeu alívio a alguns setores específicos.


Fonte: poder360

Últimas Publicações

  • Negócios de Microfranquias ou de Baixo Investimento

    Para ter um negócio de microfranquias ou de baixo investimento que consiga se sustentar diante da crise financeira atual no Brasil, você precisa adotar uma abordagem estratégica e focada em alguns pontos cruciais:  

    continue lendo)

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:continue lendo)

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-f&eacut.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais di.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem s.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui .. (continue lendo)

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb