A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) mensal foi extinta para fatos geradores a partir de janeiro de 2025.
A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) substituiu a DCTF mensal para a maioria dos tributos federais. Essa substituição ocorreu de forma gradativa, e a partir de janeiro de 2025, com a entrada em vigor do MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) na DCTFWeb, a DCTF mensal (PGD) não é mais utilizada para declarar débitos federais, incluindo o IRPJ e a CSLL.
Para períodos de apuração até dezembro de 2024, caso haja necessidade de apresentar declarações originais ou retificadoras, ainda se utiliza a DCTF (PGD) e a DCTFWeb, conforme as regras da Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021.
A Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024, que dispõe sobre a DCTFWeb, formalizou a substituição da DCTF pela DCTFWeb a partir dos fatos geradores de janeiro de 2025.
Portanto, respondendo diretamente à sua pergunta, não existe mais a DCTF mensal para fatos geradores a partir de janeiro de 2025. A DCTFWeb, com a inclusão do MIT, é a declaração utilizada para informar os débitos federais.
Links das leis pertinentes:
18 Setembro - 2025
São 1.282 municípios onde a atividade econômica é pífia. Mesmo assim, segundo estudo da Firjan, prefeituras vivem “era de ouro fiscal”
18 Setembro - 2025
Estudo da Firjan analisou as contas de 5.129 municípios
18 Setembro - 2025
A taxa Selic é uma forma de controle da inflação, que apesar de ter registrado queda no mês de agosto, ainda está acima da média no acumulado dos 12 meses
18 Setembro - 2025
Trimestre encerrado em julho teve recorde de vagas com carteira
JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb