Atmosfera | Sua empresa é capaz de inspirar a criatividade e a inovação

A atmosfera (ou estado de espírito) é uma daquelas coisas que você reconhece de cara quando entra numa empresa. Você dá uma olhada rápida, quer virar as costas e sair rapidamente, ou sente vontade de ficar e participar do ambiente. Trata-se da atmosfera em ação. Talvez você não consiga expressar exatamente o que isso significa, mas com certeza isso influência o modo que você trabalha. A atmosfera é subjetiva, formada pelas atitudes, pelos sentimentos e pelas emoções que criam o contexto para a inovação e a criatividade. É também um indicador de como está a sua empresa e de como ela se comporta e se parece, e que se tornou algo imprescindível que os lideres precisam monitorar e alinhar constantemente.

É preciso que o propósito da sua empresa seja claro e faça sentido para todas as pessoas que a compõem, como colaboradores, fornecedores e clientes, mantendo uma relação entre o que está escrito nos valores, visão e missão numa atmosfera que crie um vinculo e proporcione sentimentos subjetivos com aqueles que dividem o mesmo espaço, objetivos e valores da sua organização.

Em vista disso, como está a atmosfera na sua empresa? Com o que ela se parece? Como estão os móveis, paredes, arquivos, e as pessoas que trabalham na sua empresa? Se você não havia entendido a importância da atmosfera onde você trabalha, existem algumas alternativas para transformá-la de um ambiente negativo, frio e apático, que suga a energia para algo que realmente estimule a criatividade e o bem-estar a todos. É exatamente sobre isso que trata o livro de Andy Stefanovick - “Olhe mais além” – Uma abordagem comprovada sobre inovação, crescimento e mudança, DVS Editora, 2015.

A atmosfera é o primeiro passo para o sucesso ou insucesso de seu empenho para inspirar sua equipe e mudar a maneira como ela pensa e atua. Se a atmosfera não for agradável e acolhedora, talvez sua empresa nem tenha a chance de experimentar outros incentivos e ferramentas que proporcionem a inspiração e a inovação, já que a atmosfera é a base que conecta tudo e todos, pessoas-objetos-sentimentos-ações-inovações.

E para transformar a atmosfera e inspirar sua equipe, você pode: 1-Criar rupturas intencionais; 2-Fazer perguntas provocativas e afirmações ousadas; e, 3-Realizar mudanças físicas. 

Criar rupturas intencionais

Ruptura intencional é interromper deliberadamente a dinâmica física e mental de um grupo. É seguramente um bom método para mudar a atmosfera. Experimente algumas vezes e verá os benefícios que isso tem para renovar a energia e a paixão de sua equipe.

Ajude a sua equipe a se conectar de uma maneira totalmente nova, para que possam ver as prioridades um dos outros de uma forma diferente, melhorando a colaboração, tendo maior apreço para perguntar e ouvir a história dos outros. Comece com um belo ato inspirador e deixe isso se propagar por toda a empresa. As palavras e a linguagem que você emprega transformam expectativas e sentimentos que tendem a mudar o ambiente de sua empresa. Preste atenção ao que as pessoas são e não ao que elas fazem.

Faça perguntas provocativas e afirmações ousadas 

Uma pergunta provocativa e bem-feita pode mudar completamente a disposição de ânimo de sua equipe, ao convidá-la a pensar alto com você. Faça perguntas úteis para mudar a dinâmica e criar inspiração. Elas devem ser abstratas e abertas, e a resposta não precisa ser clara e direta, você pode começar com: E agora? O que podemos fazer de diferente? O que é mais importante? Qual seria sua primeira providência? O que deveríamos dar início, interromper e continuar? O que poderia dar errado? Que importância isso tem?

Além de fazer as perguntas provocativas, você pode sacudir a atmosfera da sua equipe fazendo afirmações ousadas. É aconselhável ter afirmações que gere controvérsias. As afirmações devem se ajustar ao objetivo em questão e ao mesmo tempo desafiar os ouvintes a ampliar sua forma de pensar, em vez de apenas ouvir o que você fala. Incentive pensamentos cotidianos em novas perspectivas. Você nunca sabe de onde uma boa ideia pode surgir.

Ao fazer as afirmações ousadas, incentive sua equipe a buscar inspiração e a utilizá-la como estímulo para mudar a forma de criar e implantar estratégias de negócios. Empregue uma linguagem simples. Lembre-se, que as palavras criam o mundo e a paixão persuade. Não há nada mais vigoroso do que a paixão para provocar e estimular o outro e assim gerar mudanças. A paixão é o combustível que dá energia e propulsão às ideias. Da mesma forma, as palavras são as ferramentas que utilizamos para expressá-las, por isso é fundamental que todos os lideres tenham propósito em suas palavras. 

Realize mudanças físicas

Você não encontrará novas soluções se continuar olhando para as mesmas coisas da mesma maneira. A forma mais fácil de começar a mudar a atmosfera de sua equipe pode ser simplesmente indo para um lugar diferente. Transforme o ambiente físico para mudar o jeito de pensar. Quando você pensa em um ambiente alternativo precisa ir além dos tradicionais encontros em hotéis. Parques, praças, fazendas poderão ser locais interessantes para uma caminhada e tomar ar fresco. Encontre lugares em que suas atmosferas possam relacionar o ambiente com a criatividade, usando a inteligência e a intuição, dando espaço para a razão e a emoção, cada qual em sua medida.

Faça de sua empresa um lugar dinâmico, interativo e projetado para instigar a criatividade e a inspiração. Renove sua forma de expressar externamente para proporcionar mudanças internas. Tudo depende de você se exercitar a pensar de maneira diferente e criativa para saber o que precisa fazer quando surgir uma oportunidade.

Por fim, transforme-se num diretor de atmosfera. Faça com que parte das atribuições de seu cargo seja mudar a atmosfera de sua empresa. Um bom ambiente cria um bom local de trabalho. E um bom local de trabalho é onde as pessoas desejam permanecer. Coloque a inspiração no centro de sua vida, de sua família, de seu negócio e de seu mundo. Mantenha o movimento e faça parte das pessoas e empresas inspiradas e inspiradoras ao redor do mundo.

Edição | 1706

Últimas Publicações

  • Finanças Comportamentais | Tomando Decisões Mais Inteligentes

    No mundo dos negócios, a lógica e os números parecem ser os únicos guias para o sucesso financeiro. No entanto, o comportamento humano tem um papel crucial nas decisões econômicas, muitas vezes levando a erros dispendiosos. É aqui que as finanças compor.. (continue lendo)

  • Black Friday | Guia Simples para Pequenos Comércios

    A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do varejo, e mesmo os pequenos negócios podem e devem participar. Com planejamento e foco, é possível se destacar e colher ótimos resultados.  

    continue lendo)

  • Pequenas Empresas e o Mundo Digital

    O cenário econômico brasileiro é um desafio constante para as pequenas empresas. Com a complexidade tributária em evolução, a necessidade de digitalização e um mercado consumidor cada vez mais exigente, a resiliência e a adaptabilidade se tornam qua.. (continue lendo)

  • ECD 2025 | O Prazo Final 30 de Junho

    O calendário fiscal de 2025 está a todo vapor, e para muitas empresas, a atenção se volta para uma das obrigações mais importantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): a Escrituração Contábil Digital (ECD)continue lendo)

  • A Reforma Tributária e o Impacto no Agronegócio

    Com a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023 no final do ano passado, a implementação dos novos impostos e a regulamentação por meio de leis complementares se tornaram o foco principal de discussões e preocupações.  

    .. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb