A contabilidade de custos como ferramenta de gestão

O ponto chave do sistema é a flexibilidade, devendo ser capaz de fornecer informações diferentes para propósitos diferentes.

Para alcançar vantagens competitivas, a redução de custos é fundamental. Por isso, conhecer e acompanhar a evolução do custo deve ser uma constante no exercício diário da contabilidade de custos. Com isso, é possível não apenas ampliar a competitividade, mas também conhecer a rentabilidade e a viabilidade econômica do negócio para definir ações estratégicas que fortaleçam a empresa no mercado.

A falta de informações sobre custos significa desconhecer o próprio lucro e os produtos que não trazem margem de contribuição. A consequência dessa falta de controle tende a ser menor rentabilidade, mau gerenciamento do capital investido na formação de estoque e, por fim, não saber quais são as ameaças à estabilidade econômica e financeira da empresa. Um coquetel explosivo que pode colocar o negócio em más situações.

As organizações saudáveis precisam de informações. Com a dinamização dos métodos de produção, precisam também de novas medidas de controles e atribuições para integrar os custos às áreas de desenvolvimento, engenharia, produção, vendas, distribuição, atendimento ao cliente etc.

Contabilidade de Custos

A contabilidade de custo presta esse serviço, como ferramenta de gestão, para fornecer informações à administração que facilitem o gerenciamento das atividades produtivas, comerciais e financeiras, além de cumprir exigência fiscal. Permite ao gestor compreender e estruturar os custos dos produtos e serviços, atividades, processos e outros objetos com visão de curto e longo prazo.

Conhecendo os custos, a empresa consegue gerenciar suas atividades, atendendo as funções de planejamento, controle das operações, tomada de decisões e determinação do lucro. Com as informações é possível aplicar ações corretivas, determinar padrões, fazer orçamentos e provisões, estabelecendo comparações entre custo real e o custo orçado. De maneira prática, em forma de relatórios, chega-se à rentabilidade da empresa.

A contabilidade de custos determina o valor do custo dos bens produzido para formar os valores do estoque de produtos acabados e de produtos em processo, que integram o ativo da empresa na composição do balanço patrimonial, e o custo dos bens produzidos e vendidos no período, que integram o resultado do período, determinando o custo dos produtos vendidos na demonstração de resultado do período.

Assim, na Demonstração de Resultados, os custos de produção integram os custos dos produtos vendidos, quando vendidos; e, no Balanço Patrimonial, na conta de estoques, enquanto não vendidos. As despesas de vendas e administração, com o conceito de despesas do período, integram, na Demonstração de Resultados, as despesas operacionais.

Enfim, custos são gastos em produtos e serviços para produzir benefícios futuros, que estão diretamente relacionados ao processo de produção de bens e serviços.

Sua gestão requer profunda compreensão da estrutura organizacional, pois este conhecimento é fundamental para definição do sistema, que não está limitado a critérios formais e normas técnicas, como está o sistema de contabilidade financeira. No entanto, para servir como instrumento de gestão, o sistema de contabilidade de custo deve ser integrado à contabilidade financeira.

O ponto chave do sistema de contabilidade de custo é a sua flexibilidade, devendo ser capaz de fornecer informações diferentes para propósitos diferentes, servindo ao mesmo tempo o usuário interno e externo, possibilitando respostas diferentes e apropriada à necessidade de cada usuário interessado. O sistema de contabilidade de custo deve moldar a empresa ao ponto que gestores e contadores estejam sintonizados e entendam as informações da contabilidade em tempo real.

Últimas Publicações

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalizaç&.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela .. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. continue lendo)

  • Retrospectiva Estratégica | O Checklist de Outubro para o Seu Negócio


    Outubro chegou e, com ele, a oportunidade de ouro para olhar para trás, aprender com 2025 e preparar o terreno para um 2026 de sucesso. Não espere janeiro para pensar no futuro; comece agora a analisar seu desempenho!

    Fazer essa Retrospectiva Estratégica não é punição, é clar.. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb