Controles das contas bancárias | Essências para gestão do capital de giro

A gestão e o controle das contas e do movimento bancário é um poderoso instrumento pelo qual o empresário pode verificar com rapidez e eficiência a disponibilidade de seus recursos. A boa informação contribui para a tomada de decisões acertadas. Quando se consegue administrar o capital de giro de maneira eficiente, basicamente a maioria dos problemas de natureza financeira é resolvida.

Os valores mantidos em bancos são considerados ativos líquidos, portanto exigem administração cuidadosa. Temos que selecionar criteriosamente as pessoas que irão operar os recursos financeiros da empresa. Não podemos apoiar somente na confiança das pessoas. Temos que contar com sistemas e controles confiáveis.

A disponibilidade financeira reúne os meios com os quais as empresas saldam seus compromissos e realizam seus investimentos. Portanto, estes controles devem ser rígidos. Erros e fraudes normalmente acontecem por falta ou falhas de controles internos. Esta é uma área critica, podendo causar danos, muitas vezes fatais à vida da empresa.

Os controles internos tem por finalidade, confrontar os registros da empresa, com documentos e os lançamentos gerados pelo banco, além de apurar as diferenças nos registros, se isso ocorrer, e gerar informações seguras sobre os saldos bancários existentes, inclusive verificando se são suficientes para pagar os compromissos do dia a dia.

Uma regra de ouro é considerar que todos os pagamentos devem ser efetuados por cheques ou por meios eletrônicos, nominais, constituindo prova cabal da operação.

Para que o controle seja eficaz é necessário fazer o registro diário de toda a movimentação bancária. As contas bancárias devem ter registros individualizados, para verificação dos saldos existentes em cada uma delas. É preciso registrar todos os depósitos e créditos efetuados na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados (tarifas bancárias, CPMF, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre outras).

Proteção do Patrimônio

É conveniente a implantação de controles que tragam segurança para a administração da empresa. Embora os valores envolvidos, quantidades de pessoal e de contas existentes sejam diferentes para cada empresa, é possível determinar a confiabilidade e a eficiência de seus controles, com procedimentos de organização adotados de forma permanente pela empresa, tais como:

a) abertura de contas bancárias pela administração da empresa;

b) sistema de autorização e aprovação para pagamentos;

c) duas pessoas independentes para assinatura de cheques e confirmação de pagamentos eletrônicos;

d) controle individual para cada conta bancária;

e) controle de pagamentos para evitar atrasos, multas e juros;

f) quitação dos documentos após o pagamento;

g) controle diário dos recebimentos e conferência do valor recebido e depositado;

h) separação de funções, pessoas diferentes para a custódia de valores e contabilização;

i) conciliações bancária periódica e revisada por pessoa independente de sua preparação.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equi.. (continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, I.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a parti.. (continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb