Alimentação | Fast-food legal

Há muito material escrito sobre alimentação e trabalho. O tema de fato vem ganhando importância devido ao desequilíbrio alimentar da maioria dos brasileiros. Consequência do desbalanceamento nutritivo e do sedentarismo, a obesidade tornou-se um problema global.

O excesso de peso é um dos fatores de risco que funciona como gatilho capaz de desencadear tantos outros problemas de saúde, comprometendo sobremaneira a qualidade de vida das pessoas, como pressão alta e diabetes.

Na empresa moderna, em que a obtenção por resultado pode romper, em certa medida, a rotina do trabalhador, que se vê obrigado com frequência a comer algo na rua, a atração por salgados, aqueles alimentos prontos, comumente de baixo valor nutritivo, alta caloria e inadequados como substituto de uma alimentação completa, tornam-se uma saída emergencial.

Nem sempre é fácil delimitar os ajustes para se manter competitivo nos mercados, o que pode resultar em mudanças na rotina da equipe. A empresa, no entanto, precisa se ater a essa dinâmica e orientar seus colaboradores sobre alternativas alimentar.

Para evitar que o improviso se torne um problema de saúde no longo prazo, é preciso saber improvisar. Por isso é importante saber que mesmo um simples sanduíche pode ser bem feito e equilibrar nutrientes básicos de uma boa alimentação.

O tomate, o alface, o frango grelhado são bases saudáveis e devem ser acompanhados com sucos naturais. Mas precisam ser manipulados por cozinheiros responsáveis. A responsabilidade da lanchonete ou até mesmo do trailer da esquina pode, até certo ponto, ser avaliada pelo visual.

Ausência de moscas no ar, ingredientes em vasilhames com tampas, estrutura de pia adequada, chapeiro com os cabelos protegidos e luvas nas mãos são a parte aparente do ponto. Se o lugar for movimentado significa que há ali renovação permanente dos alimentos. Ou seja, sanduíches com ingredientes frescos.

O colaborador deve estar ciente de que um alimento estragado ou inadequado para o momento pode trazer transtornos em seu dia a dia, seja por causa de uma intoxicação ou por uma simples sensação de mal-estar. O que compromete o desempenho individual e coletivo.

Se em sua empresa é constante a quebra da rotina dos empregados, estimule-os a ter sempre na bagagem uma fruta, um biscoito água e sal, uma garrafa de água ou de suco. As frutas, além de serem leves, completam a refeição, evitando o consumo extra de calorias.

A quebra da rotina pode não ser um problema para o colaborador e para a empresa se houver consciência dos mecanismos para equilibrar o ritmo sem comprometer a saúde de ninguém.

Últimas Publicações

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    .. (continue lendo)

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalizaç&.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela .. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb