A noite mal dormida gera irritabilidade, falta de concentração e baixa coordenação.
O sono é fundamental a uma vida saudável. O corpo não precisa apenas dormir, mas também, sonhar. O sonho é um mecanismo de reorganização da mente. Durante a noite ele dá vazão às emoções internas. O sono, portanto, equilibra a consciência e habilita o corpo para o bom desempenho das atividades domésticas e profissionais.
É preocupante saber que mais da metade dos brasileiros dizem dormir mal, seja por variação na qualidade do sono, seja por insônia. Além dos problemas de saúde adversos decorrentes da mente que não descansa, a irritabilidade, a falta de atenção e de coordenação são algumas consequências desse desequilíbrio, que comprometem sobremaneira a capacidade de concentração na hora de resolver questões técnicas e operacionais.
Não se deve esquecer que o relógio biológico é preparado para trabalhar durante o dia e descansar à noite. A inversão dificulta o rendimento e deixa o profissional exposto a problemas de saúde, com desdobramentos imprevisíveis. Por outro lado, as pessoas que dormem bem levam uma vida mais saudável e estão melhor habilitadas para um bom desempenho no trabalho.
A orientação dos especialistas em saúde é que a pessoa com dificuldades para dormir busque uma solução dentro de si mesma. Caso isso não seja possível, que consulte um profissional em psicologia ou um especialista no assunto. Há várias técnicas que facilitam uma boa noite de sono, como exercícios de relaxamento e meditação. Não ingerir alimentos estimulantes antes de se deitar também é uma orientação básica.
O incorreto e muito arriscado, ao diagnosticar que o sono não está chegando com a facilidade esperada, é encontrar alternativas em bebidas alcoólicas e calmantes. O primeiro só acarretará em mais desgaste ao corpo e à mente. Quanto a medicamentos, não devem ser ingeridos sem orientação médica. O ideal é encontrar alternativas que estejam em sintonia com uma vida saudável.
28 Novembro - 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
28 Novembro - 2025
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
28 Novembro - 2025
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
28 Novembro - 2025
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb