Aposentadoria | É tempo de planejar a melhor idade

Pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal para os planos da melhor idade.

Os brasileiros estão vivendo mais tempo. Enfim, uma notícia boa. Mas como toda notícia que trata de comportamento, precisa ser lida com critério. Dentro das regras atuais de previdência social, os brasileiros viverão mais tempo aposentados. Para que não percam em qualidade de vida quando dobram o Cabo da Boa Esperança, precisam pensar em poupança. Notícia ruim. Os brasileiros estão poupando muito pouco.

Para que esta segunda notícia não seja o calcanhar de Aquiles do planejamento familiar, há uma terceira notícia, que equilibra as duas anteriores: ainda é possível reverter esse cenário se você não ultrapassou os 55 anos e estiver disposto a planejar seu futuro. Um aspecto que preocupa é que muitos ainda não pararam para refletir e agir sobre a necessidade de acumular reservas financeiras suficientes para viver com dignidade a melhor idade.

A grande maioria conta com a previdência oficial para ter algum tipo de renda. Nesse horizonte, quanto antes começar a poupar algum dinheiro extra, mais rapidamente conseguirá formar patrimônio suficiente para manter um padrão de vida até o final de sua existência.

Apesar da obviedade de tudo que segue acima, discutir aposentadoria exige certa mudança de cultura. Os jovens, de espírito, que seja, normalmente acham que sempre é cedo para esse tipo de preocupação. No entanto, pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal, principalmente se seu recolhimento ao INSS foi somente com base em um salário mínimo.

O fato é que a aposentadoria é um assunto que deve ser discutido desde a juventude, momento em que é possível iniciar, com planejamento e pouco dinheiro, a formação de um patrimônio que seja suficiente para garantir um futuro feliz e sem preocupações.

Os planos de previdência privada são uma opção muito boa e têm ganhado cada dia mais adeptos. São alternativas inteligentes, mas não as únicas. Tudo depende de seu envolvimento e disposição em encontrar boas oportunidades. 

Para garantir pelo menos 70% do seu salário atual na aposentadoria é preciso:

1. Poupar, por mês, 10% de sua renda, se começar a investir aos 30 anos;

2. Poupar, por mês, 20% de sua renda, se começar a investir aos 40 anos;

3. Poupar, por mês, 50% de sua renda, se começar a investir aos 50 anos;

4. Poupar, por mês, 85% de sua renda, se começar a investir aos 55 anos.

Últimas Publicações

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb