ERP – Organizando o fluxo de informações

A função básica do ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais é fazer com que todas as áreas de uma empresa se comuniquem, possibilitando um melhor fluxo de informações e otimizando os processos básicos da organização, através de uma ferramenta tecnológica.

De maneira simplificada, ERP é uma plataforma de software que integra os departamentos de uma empresa, armazenando, processando e organizando as informações geradas nos processos organizacionais, agregando e estabelecendo relações de informações entre esses departamentos.

O ERP mapeia todas as etapas organizacionais de uma empresa, desde um pedido até a produção e a entrega do produto. Facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e suas atividades, tais como fabricação, logística, finanças, recursos humanos, marketing etc., organizando um banco de dados único, numa plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em apenas um ambiente computacional.

A utilização do ERP é indispensável para qualquer empresa que pretenda ser competitiva no mercado, gerando confiabilidade a seus dados, monitorados em tempo real, bem como a diminuição de retrabalhos. As informações trafegam pelos módulos em tempo real. Uma ordem de venda dispara o processo de fabricação, estoque, logística etc.

Ao gerenciar e acompanhar todo o processo de produção, vendas, faturamento etc, a empresa tem mais disponibilidade para planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a empresa pode produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, reduzindo o tempo que o produto fica parado no estoque. Assim, as decisões estratégicas também ganham uma nova dinâmica.

Fases do processo de implantação do ERP

• Análise dos processos e as práticas do negócio: momento em que a empresa é rigorosamente observada para definir a necessidade de uma solução ERP.

• Configuração da aplicação para a empresa: é o funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.

• Colocação da solução em ambiente de teste, para identificação e correção dos erros e falhas do sistema.

• Treinamento dos profissionais envolvidos no sistema, antes de concluir a implantação.

• Instalação do software na empresa e disponibilização da ferramenta a todos os usuários.

• Avaliação da solução, observando o que é necessário melhorar.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equi.. (continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, I.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a parti.. (continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb