Confira outras estratégias para unidades de negócios

Confira outras estratégias para unidades de negócios

O empresário preserva o capital investido com decisões na hora certa

Dos três tipos básicos de estratégias que podem ser adotadas pelo empresariado para atingir os objetivos estabelecidos: liderança em custos, diferenciação e foco, fica implícito que elas são adequadas para empresários que tenham estabelecido objetivos de crescimento e melhoria de resultados financeiros dos negócios.

Além dos objetivos, a escolha de qual das estratégias será mais adequada depende de um conjunto diversificado de fatores do ambiente externo (ramo de atividade e índice de crescimento, ponto, taxa de juros, impostos, concorrência etc) e do ambiente interno (mão-de-obra, organização, visual, capacidade gerencial, vontade do empresário, entre outros já citados em artigos anteriores).

Outras decisões também são estratégicas e podem ser adotadas por unidades de negócios, tanto pela necessidade do empresário, quanto dos indicadores que vêm sendo obtidos. Por exemplo, a decisão de encerrar um negócio, tomada no tempo correto, pode ser uma estratégia adequada. São inúmeros os casos em que houve arrependimento por essa decisão não ter sido realizada antes.

Quem primeiro analisou e publicou um trabalho apresentando outras opções estratégicas, além do crescimento, foi o autor americano Philip Kotler. Para esse autor, a empresa deve determinar o quanto sua carteira de negócios em cada unidade é saudável. Dependendo da análise, outras opções estratégicas, além do crescimento, podem ser adotadas. Estas, segundo o autor, podem ser a de manter, abandonar ou colher a unidade de negócios.

A opção de manter tem como objetivo continuar obtendo a mesma porcentagem de participação no mercado, para que a unidade de negócios continue rendendo fluxos positivos de caixa. Quando se adota a opção de abandonar, o objetivo é liquidar ou mesmo encerrar o negócio para que os recursos materiais e humanos possam ser melhor utilizados em outra unidade ou em outro lugar.

Na opção colher, o objetivo é retirar-se de um negócio pela venda da unidade e fazendo caixa para aplicação em outra empresa ou atividade. Geralmente, esta envolve reduções de custos pela eliminação de pessoa, pesquisa e desenvolvimento, despesas de propaganda etc. Na maioria dos casos, a empresa que adota esta solução depara-se com questões sociais e éticas.

Com o conhecimento destas opções, o empresário deve adotar o exercício dessas reflexões periodicamente, podendo preservar o precioso capital investido, com a tomada das decisões na hora certa. Uma das maneiras de realizar esse exercício é basear-se em dados quantitativos: números do negócio. Devem ser escolhidos indicadores que melhor representem as diversas situações da empresa, tais como lucro líquido, rentabilidade sobre o patrimônio, quantidade de vendas/clientes, índice de satisfação e muitos outros.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equi.. (continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, I.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a parti.. (continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb