TI como estratégia de gestão

TI como estratégia de gestão

MPEs agora podem investir em softwares com mais facilidade

Nos últimos anos, grandes indústrias têm investido fortemente em tecnologia. As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) são as mais procuradas, porque integram todo o sistema de produção (desde o abastecimento do estoque, passando pelo chão de fábrica, até as vendas), permitindo que haja controle das informações por parte dos administradores e, por conseqüência, diminuindo os riscos de erros durante a fabricação. As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) também estão lutando para conquistar este espaço no mercado.

Mas esta preocupação e capacidade de investimento não se limitam apenas às grandes indústrias. Os micro e pequenos empresários vêm sentindo a necessidade de investir em tecnologia, para melhorar a qualidade do produto final. “Com a competitividade acirrada, e o forte investimento em tecnologia por parte das indústrias, empresas de menor porte sentiram a necessidade de acompanhar os passos das grandes companhias, para não perderem mercado consumidor”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB (Associação Comercial Empresarial do Brasil).

Apesar da real necessidade de investimento em tecnologia, até pouco tempo, empresas de pequeno porte encontravam dificuldades para adquirir um software de gestão. Alguns destes fornecedores estão facilitando a aquisição por meio do cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que tem o objetivo de financiar investimentos para as micro, pequenas e médias empresas. O BNDES proporciona empréstimos de até R$ 250 mil por meio de bancos emissores (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, entre outros), valor que pode ser pago em até 36 parcelas, com 1% de juros ao mês.

Já existem softwares para diversos tipos de empresas e tamanhos. Hoje isto é comum, sendo possível implantar pacotes com módulos básicos e adequados à maioria das empresas, contendo compras, faturamento, estoque, fluxo de caixa etc. Além da aquisição por meio do cartão BNDES, há também a opção por aluguel (pagamento mensal, de acordo com o número de acessos) ou licenciamento (a empresa compra a licença de uso do software).

Há inúmeros softwares no mercado capazes de atender às exigências de cada empreendimento. Porém, o diretor da ACEB alerta o empreendedor a analisar com cautela quais são suas reais necessidades, para que ele possa optar pela solução adequada aos processos de sua empresa. “Micro e pequenas empresas têm várias opções e facilidades para investir em tecnologia. O que não pode ser deixado de lado é o investimento em consultores de TI (Tecnologia de Informação), capazes de entender o que aquela determinada empresa precisa”, finaliza Ascenção.

Últimas Publicações

  • Guia Prático da Formação de Preço

    Definir o preço de um produto ou serviço vai muito além de olhar para o concorrente e chutar um valor ligeiramente menor. Cobrar errado é um dos motivos que mais levam empresas à falência.

    continue lendo)

  • MEI x Microempresa | Quando MEI Deve Virar Empresa

    O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado como uma porta de entrada para a formalização. Porém, ele funciona como uma "extensão" da pessoa física. Se a sua empresa cresce, as regras mudam tanto no bolso quanto na responsabilidade jurídica.

    .. (continue lendo)

  • Faturamento x Lucro | Entenda os Conceitos

    Compreender a diferença entre esses conceitos é o que separa uma empresa que realmente prospera de uma que está quebrando sem os donos perceberem. O famoso jargão do mercado resume bem: Faturamento é vaidade, lucro é sanidade e caixa é realidade.continue lendo)

  • IA na Prática | Pequenas Empresas Podem Usar na Gestão e no Atendimento

    Se você ainda pensa que a Inteligência Artificial (IA) é um recurso exclusivo para gigantes do Vale do Silício ou grandes corporações com orçamentos milionários, é hora de virar essa chave. A IA se democratizou. Hoje, ela está ao alcance de qualque.. (continue lendo)

  • Fim da Escala 6x1 | A Soberania do Tempo

    Esse artigo se propõe a repensar o tempo, entre a elite corporativa e a nova economia do cuidado e do lazer. A reconfiguração do mercado de trabalho global não está apenas dividindo a sociedade pelo nível de renda, mas por uma moeda muito mais escassa e val.. (continue lendo)

  • Fim da Escala 6x1 | O Reflexo Social

    A convergência dessas duas forças — a automação eliminando vagas de entrada (o empresário vai investir mais ainda em automações a fim de diminuir os custos com pessoal) e a flexibilização extrema criando jornadas partidas — dá ori.. (continue lendo)

  • Fim da Escala 6x1 | A Anatomia do Subemprego

    O mercado de trabalho global está passando por uma metamorfose silenciosa, onde o tradicional conceito de "emprego de segunda a sexta, das 9h às 18h" vai sendo substituído por um quebra-cabeça de horas fragmentadas. Se antes o desemprego era a principal métrica de crise.. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb