RH como parceiro estratégico dos negócios

Mais do que reduzir custos, é preciso investir em qualificação.

Em tempos de turbulência do cenário econômico mundial, as orientações dos economistas seguem para a redução de custos em toda a organização. Mas, e o RH (Recursos Humanos)? Como fica o capital intelectual de uma empresa? É neste momento, segundo especialistas, que este setor pode ajudar os gestores a enfrentar uma crise mundial. Mais do que cortar gastos, é preciso saber como, onde e quando investir nos profissionais. 

De acordo com Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Nacional, o setor deve ser um facilitador no processo de ajustamento das empresas em períodos de crise. “Este é o momento para qualificação profissional e não para demissão de trabalhadores. O resgate do capital intelectual depois da crise torna-se ainda mais caro para uma organização”, aponta.

Ao invés de férias coletivas, a recomendação de Chelotti é para a capacitação técnica dos colaboradores. “A participação deve ser efetiva em toda a sociedade e cada parte pode contribuir em conjunto. O setor de recursos humanos, sindicatos, trabalhadores, governos e empresários precisam ser aliados”, diz. É essa união de esforços que deve ser pensada por todos, inclusive, nas definições atuais de jornada de trabalho e de salários e no layoff (afastamento para qualificação profissional).

A redução de custos faz parte do contexto empresarial e aparece, principalmente, em tempos de turbulência econômica. Assim, tal controle deve ser realizado de forma clara e equilibrada, afirma o presidente da associação. “Acredito que as empresas devam fazer apenas aquilo que pode ser feito, sem mesquinharia. Os micro e pequenos empresários, certamente, deverão sofrer mais neste momento”, diz ele, que também é executivo de recursos humanos de uma empresa. 

Apesar das dificuldades atuais enfrentadas pelas organizações, Chelotti reafirma que o momento é o de fazer o mínimo de cortes, mas também o de investir em qualificação técnica. “Estamos otimistas, porque algumas alternativas estão sendo pensadas nesta crise e o RH procura, de todas as formas, aproveitar estas pessoas que demoraram muito tempo para ser qualificadas. Manter empregados e investir em treinamento é o ideal”, acredita.

·    Investimentos

Alguns empresários já buscam a alternativa da qualificação profissional neste momento. Segundo Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracianni Desenvolvimento de Empresas, em tempos de crise, a dica é seguir na contramão das demais organizações. “Enquanto todos cortam custos, a hora é a de investir em processos, recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento, para conseguir chegar fortalecido quando a crise terminar. A inovação será o diferencial no futuro”, garante. Na Pieracciani, por exemplo, serão aplicados 25% a mais de horas em treinamento dos 30 colaboradores, em relação ao que foi realizado no ano passado. “Este é o momento para investimentos”.

Para ele, esta é uma crise em que há poucos recursos e, por isso, estar na contramão dos acontecimentos empresariais será fundamental para chegar fortalecido no final dela. “Ao investir em novos desenvolvimentos haverá amadurecimento ao término da turbulência”, diz Pieracciani. Tais investimentos podem ser realizados em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), bem como no RH, pois não há inovação se não houver pessoas e tecnologias aliadas. “A união desses setores será responsável para deixar a organização ainda mais inovadora”, finaliza o empresário, que atua há 18 anos no mercado e que, atualmente, está contratando profissionais.

Últimas Publicações

  • Finanças Comportamentais | Tomando Decisões Mais Inteligentes

    No mundo dos negócios, a lógica e os números parecem ser os únicos guias para o sucesso financeiro. No entanto, o comportamento humano tem um papel crucial nas decisões econômicas, muitas vezes levando a erros dispendiosos. É aqui que as finanças compor.. (continue lendo)

  • Black Friday | Guia Simples para Pequenos Comércios

    A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do varejo, e mesmo os pequenos negócios podem e devem participar. Com planejamento e foco, é possível se destacar e colher ótimos resultados.  

    continue lendo)

  • Pequenas Empresas e o Mundo Digital

    O cenário econômico brasileiro é um desafio constante para as pequenas empresas. Com a complexidade tributária em evolução, a necessidade de digitalização e um mercado consumidor cada vez mais exigente, a resiliência e a adaptabilidade se tornam qua.. (continue lendo)

  • ECD 2025 | O Prazo Final 30 de Junho

    O calendário fiscal de 2025 está a todo vapor, e para muitas empresas, a atenção se volta para uma das obrigações mais importantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): a Escrituração Contábil Digital (ECD)continue lendo)

  • A Reforma Tributária e o Impacto no Agronegócio

    Com a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023 no final do ano passado, a implementação dos novos impostos e a regulamentação por meio de leis complementares se tornaram o foco principal de discussões e preocupações.  

    .. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb