Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Uma empresa é, normalmente, uma sociedade de pessoas e de capitais. É de pessoas, porque duas ou mais pessoas se unem em sociedade para a exploração de uma determinada atividade. É de capitais, porque não são apenas as pessoas que se juntam, mas, também, seus recursos financeiros (capitais) que, unidos em sociedade, passam a constituir uma nova pessoa, ganhando inclusive personalidade jurídica.

O diferencial é que "essa pessoa jurídica" não possui pernas, braços e nem cérebro. Ela precisa da "cabeça" de outras pessoas para se conduzir no mundo dos negócios. Daí surge a necessidade da administração da empresa.

A administração é citada no livro "Como Formar o Preço de Venda" de Jovi Barboza e Genival Ferreira (Editora Flamar, 2002) como uma instituição dentro da empresa, cuja finalidade é dar mobilidade, fazer com que a empresa se mova, ande, caminhe. É, enfim, a administração que se faz braços, pernas e cérebro da pessoa jurídica.

Se a administração for bem feita, a empresa crescerá, gerará lucros e cumprirá sua função social. Se não for, adoecerá, como qualquer pessoa, e poderá até "morrer".

A doença da empresa pode estar nas finanças, na economia, no patrimônio da empresa, quebrando seu equilíbrio e levando os sócios a perderem o que investiram.

Para que tudo dê certo, ou quase certo, numa empresa, é necessário que se faça uma administração boa e correta, adequada ao tipo e ao momento da empresa e às condições de mercado em que ela se encontra.

Em qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno, a necessidade administrativa é a mesma: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Os grandes mestres da Administração de Empresas, como Peter Drucker, por exemplo, difundiram essa expressão ao longo de muitos anos para determinar o modelo ideal de comportamento do empresário.

Planejamento, organização, coordenação, comando e controle: receita para a perfeita administração. Aplicando, dá certo.

Cinco chaves para o sucesso empresarial

A boa administração é aquela que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço, envolvendo várias etapas importantes:

• Planejar é a ação onde estabelecemos as estratégias que iremos adotar para atingir os objetivos.

• Organizar é deixar claro como será feito, quem irá fazer, o que, quando, onde e porque.

• Coordenar é harmonizar os esforços de um grupo de pessoas.

• Comandar é fazer cumprir as ordens estabelecidas.

• Controlar é medir e avaliar se os resultados obtidos estão dentro dos objetivos previstos.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equi.. (continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, I.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a parti.. (continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb